Como Realizar o TCC de forma Eficiente?

Para fazer um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sem enrolação, é necessário organização e planejamento. Uma vez iniciado o semestre e realizada a matrícula na disciplina de projeto de TCC ou TCC, procure um orientador que esteja alinhado com a linha de pesquisa que você goste ou tenha interesse. Converse com o docente sobre a temática que você prefere desenvolver o TCC para direcionar os pontos específicos do estudo a ser iniciado. Caso ainda haja dúvidas sobre o tema de TCC, elabore um mapa mental do seu curso com as correspondentes subáreas gerais e direcione seus esforços para buscar artigos científicos no campo escolhido.

Definindo o tema geral

Definido o tema geral, é momento de se aprofundar. Assim, buscar os artigos científicos mais relevantes envolvendo o assunto selecionado é fundamental. Pode-se utilizar o Google Acadêmico, a SciELO, a Web of Science, a Scopus, etc. Dentre as mencionadas, o Google Acadêmico é a principal base de dados utilizada pelos estudantes de graduação, sendo possível encontrar obras científicas na língua portuguesa. Para selecionar os artigos mais relevantes, é importante priorizar os mais citados. Referente à captura dos trabalhos mais recentes (últimos 5 anos), precisa-se selecionar no canto esquerdo da ferramenta de busca.

Aquisição dos artigos e início da escrita

Com a aquisição dos artigos científicos e leitura crítica dos mesmos sobre a temática que está diretamente relacionada ao TCC em construção, consegue-se especificar o tema e definir o título da monografia. Feito isso, o conteúdo absorvido está *fresco* e a escrita da seção da Introdução pode ser iniciada. Nessa etapa é importante construir uma estrutura sequenciada contendo contextualização do tema, lacuna da pesquisa, problemática envolvida, objetivos e justificativa.

Referencial Teórico (Revisão de Literatura)

Chegando no Referencial Teórico (Revisão de Literatura), é importante dividir quais subtópicos serão colocados para poder montar a estrutura dessa seção da melhor forma possível. Novamente, a busca de livros, mais artigos científicos, TCCs, dissertações de mestrado e teses de doutorado vão fundamentar o trabalho acadêmico e prover qualidade necessária para justificar a necessidade de pesquisa na temática escolhida. Aqui o estudante precisa se aprofundar ainda mais nos aspectos teóricos a fim de dominar o conteúdo que envolve o desenvolvimento do TCC.

Metodologia e Resultados

Na fase de Metodologia, o estudante irá levantar todo o material (insumos e equipamentos) necessários para a execução do seu estudo científico bem como definir quais métodos qualitativos e/ou quantitativos ele vai empregar na investigação. Um tratamento estatístico pode ser empregado para a análise de dados, de modo a construir tabelas e gráficos, e facilitar o estudo das variáveis sob avaliação.




Em Resultados e Discussão, o estudante vai apresentar aquilo de mais relevante que ele conseguiu obter no seu estudo, utilizando figuras e tabelas para facilitar a exibição das possíveis soluções encontradas, além de discutir, com certo grau de profundidade, a interpretação envolvida nos dados tratados.

Conclusão e Referências Bibliográficas

Na seção da Conclusão, o discente sintetiza a proposta geral do seu trabalho de conclusão de curso, o que foi possível obter e quais trabalhos futuros ele direciona para sua pesquisa realizada. Na sequência, na seção de Referências Bibliográficas, o aluno precisa organizar as obras científicas de acordo com as normas ABNT.

Finalizando o TCC

É importante mencionar que os elementos pré-textuais e pós-textuais são desenvolvidos após a escrita do TCC, incluindo capa, folha de rosto, sumário, resumo, apêndices, anexos, entre outros. Uma vez que o TCC escrito esteja finalizado e revisado, tal documento precisa ser entregue ao orientador para que seja encaminhado para os demais membros da banca examinadora.

O Trabalho de Conclusão de Curso termina após a defesa do TCC, sendo está uma apresentação que o discente precisa comprovar domínio de conteúdo, adequada oratória e boa estrutura dos slides. Treinar a apresentação é requisito primordial para manter a tranquilidade e fazer uma boa defesa da monografia frente aos avaliadores.