Correios Jovem Aprendiz – Inscrições

Os Correios conhecido como serviço postal brasileiro, esta oferecendo para jovens que buscam desenvolvimento de carreira, uma oportunidade significativa.

Os Correios anunciou a abertura de inscrições para 4.382 vagas para Jovem Aprendiz. Esta iniciativa procura proporcionar aos jovens brasileiros a oportunidade de ganhar experiência na  prática de trabalho, oferecer conhecimento, embarcar em uma carreira e desenvolver suas habilidades.

O contrato de aprendizagem terá anotação na Carteira de Trabalho e Previdência Social digital – CTPS, salvo as exceções previstas na legislação e regulamento vigentes.

O contrato terá duração mínima de 12 meses e máxima de 24 meses consecutivos e anotação na Carteira de Trabalho e Previdência Social digital.

⚠️ Para participação dos candidatos menores de idade será necessário o credenciamento prévio dos responsáveis legais e o posterior cadastro de acesso aos dependentes/candidatos para realização da inscrição.

Aos candidatos maiores de 18 anos o cadastramento deverá ser realizado pelo próprio candidato, seguindo as orientações para realização do cadastro.

Fazendo um curso de aprendizagem

E é imprescindível acrescentar que não existe jovem aprendiz sem curso de aprendizagem. Ou seja, para você trabalhar nos Correios você deverá estar fazendo algum curso de aprendizagem para jovens.

Normalmente os próprios Correios irão te inscrever após você ser selecionado, mas nada impede você de ir procurar instituições que oferecem esse tipo de curso antes de buscar sua vaga de menor aprendiz.

Algumas delas possuem vestibulinhos para você poder estudar, outras não, é importante verificar. As mais famosas são o SENAI e o CIEE, porém existem muitas outras espalhadas pelo Brasil. Você pode sempre se informar pelo site da prefeitura da sua cidade.




E lembrando que os cursos de aprendizagem são gratuitos e você ganhará um diploma técnico (no caso do SENAI) ou de aprendiz (no caso de outras escolas).

Requisitos para se candidatar ao programa jovem aprendiz dos Correios

Os requisitos estabelecidos no edital devem ser observados antes da realização da inscrição, visto que o não atendimento a qualquer um deles, no momento do ingresso, elimina, definitivamente, o candidato do processo seletivo:

• Ter entre 14 e 22 anos no momento da inscrição
• Estar matriculado na escola ou já ter concluído o ensino médio
• Ter uma média mínima de notas (GPA) de 6,0 (em uma escala de 0 a 10)
• Não ter participado anteriormente de um programa de jovem aprendiz
• Não ter carteira de trabalho formal
• Estar apto a trabalhar 20 horas semanais, distribuídas de segunda a sexta

 

O que um Jovem Aprendiz dos Correios faz?

De forma geral, um Jovem Aprendiz dos Correios tem diversas atribuições e funções como, por exemplo, noções básicas de convivência, auxílio na administração de agências e escritórios, apoio à equipe e controle de entregas – habilidades que certamente poderá levar por toda a sua vida.

Você ainda poderá ser responsável por fazer o arquivamento de documentos, fazer o transporte de fichas e documentos para determinados setores, ajudar a manter o ambiente limpo e organizado, fazer o envio de e-mails, preparar planilhas e outras atividades.

Tudo depende da necessidade da agência ou escritório em que você for trabalhar.

 

Orientações para cadastro de dependente

Para participação dos candidatos menores de idade será necessário o credenciamento prévio dos responsáveis legais e o posterior cadastro de acesso aos dependentes/candidatos para realização da inscrição.

Aos candidatos maiores de 18 anos, o cadastramento deverá ser realizado pelo próprio candidato, seguindo as orientações para realização do cadastro.

Para acessar o site dos Correios, clique em Acesso à Informação > Servidores > Outras Informações > Concurso Público. O responsável legal será direcionado para uma tela de cadastro e deverá seguir os passos detalhados.

🖊️ Como se inscrever – Jovem Aprendiz Correios

As inscrições para as vagas do programa Jovem Aprendiz dos Correios foram prorrogadas até o dia 30 de abril. Veja como participar a seguir.

Em todo o país, são mais de 4.300 vagas.

As oportunidades são para estudantes com idades entre 14 e 21 anos que estejam cursando o 9° ano do ensino fundamental.

Do total das vagas, 10% serão destinadas aos candidatos com deficiência e 20% aos que se declararem pretos e pardos no ato da inscrição.

A seleção terá comprovação de requisitos referentes à renda familiar, idade, tipo de instituição de ensino onde estuda e participação em projetos sociais.

O aprendiz terá jornada de 20 horas semanais distribuída em quatro horas diárias, divididas em atividades teóricas (em entidade qualificada na formação técnico-profissional) e práticas (nos Correios).

Os selecionados receberão o salário-mínimo-hora, conforme piso salarial de cada estado, além de vale-transporte, vale-refeição ou alimentação e uniforme.

  • Salário mínimo (por pontuação)
  • Vale-transporte
  • Vale-refeição ou refeição
  • Uniforme

Todas as informações podem ser consultadas no edital.

Para poder se inscrever no Jovem Aprendiz dos Correios, é preciso fazer o cadastro no site oficial da instituição e ficar atento à todas as datas do processo!


💼 Vagas em outras empresas

Veja abaixo, algumas das empresas que fornecem vagas para o programa:

💼 CIEE Jovem Aprendiz » clique qui

💼 Correios Jovem Aprendiz  » clique aqui

💼  Bradesco Jovem Aprendiz  » clique aqui

💼 Sodexo Jovem Aprendiz  » clique aqui

– Atacadão – clique aqui
– Melissa – clique aqui
– Jovem Aprendiz Itaú – clique aqui
– JA Casas Bahia – clique aqui
–  Senai – clique aqui
– Jovem Aprendiz Caixa – clique aqui
– Jovem Aprendiz Extra – clique aqui
– Lojas Americanas – clique aqui
– Jovem Aprendiz Banco do Brasil – clique aqui
– Renner – clique aqui
– Riachuelo – clique aqui
– Magazine Luiza – clique aqui
– Jovem Aprendiz Santander – clique aqui