Tudo Sobre FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil ( FIES ) é destinado aos estudantes que não tenham condições de pagar as mensalidades de uma faculdade privada.

Ao abrir as inscrições, os interessados devem se inscrever de forma gratuita no site do Fies Seleção.

Atendendo a alguns critérios, como ter um fiador e uma renda familiar bruta que não ultrapasse cinco salários mínimos.

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC), instituído pela Lei de 2001.

O FIES tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC e ofertados por instituições de educação superior não gratuitas aderentes ao programa.

Conheça o Novo FIES

O novo FIES é um modelo de financiamento estudantil moderno, que divide o programa em diferentes modalidades, possibilitando juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato.

O novo FIES traz melhorias na gestão do fundo, dando sustentabilidade financeira ao programa a fim de garantir a sustentabilidade do programa e viabilizar um acesso mais amplo ao ensino superior.

O que mudou

O novo FIES mudou para melhor.

Tem agora como pilares a ampliação do acesso ao ensino superior, a maior transparência para os estudantes e para a sociedade, e a melhoria na governança e na sustentabilidade do Fundo.




O novo FIES possibilita juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato.

O financiado começará a pagar as prestações respeitando o seu limite de renda, fazendo com que os encargos a serem pagos diminuam consideravelmente.

Como Funciona

Os financiamentos concedidos com recursos do Fies, para estudantes com renda familiar per capita de até 3 salários mínimos, terão taxa real zero de juros.

Durante o curso, o estudante financiado deve pagar mensalmente, o valor da coparticipação, que corresponde a parcela dos encargos educacionais não financiada, diretamente ao agente financeiro.

Após a conclusão do curso, o estudante realizará a amortização do saldo devedor do financiamento de acordo com a sua realidade financeira, ou seja, a parcela da amortização será variável de acordo com a renda e nos casos de o estudante não ter renda, será devido apenas o pagamento mínimo.

Leia mais:
ENEM – Inscrição, datas, provas
FIES – Tudo sobre o Fies
FUVEST – Inscrição, datas, provas
FUVEST – Isenção da Inscrição
INEP – Inscrições, provas, data
SISU – Tudo sobre Sisu
SISU – Inscrição
Google Sala de Aula
IDUFF – Tudo Sobre

 

FIES CAIXA

A CAIXA atua no Novo FIES como agente único, responsável pelos papéis de Agente Operador, Agente Financeiro e Gestor de Fundos Garantidores.

O Novo FIES possibilita juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato.
O programa foi dividido em três diferentes modalidades. A modalidade I, direcionada aos que possuem renda de até 03 salários mínimos, será operada com exclusividade pela CAIXA.

– Qualidade de ensino – Você ingressará em uma Instituição de Ensino Superior com excelente nota de avaliação dada pelo Ministério da Educação (MEC).

– Juros e tarifas – ​​Se você possui renda familiar de até 1,5 salários mínimos, poderá ter direito a juros zero.

– Prazo de carência – Na modalidade I do Novo FIES, o financiamento será pago após o término do curso, respeitando o limite da sua renda.

– Formas de pagamento – O seu financiamento poderá ser pago por meio débito na sua conta corrente

 


Como Fazer Inscrição

Poderá se inscrever no processo seletivo o candidato que participou do ENEM, a partir da edição de 2010 e tenha obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota superior a 0 (zero) na redação. Também é necessário possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 3 (três) salários mínimos.

Lembramos que compete, exclusivamente, ao candidato certificar–se de que cumpre os requisitos estabelecidos para concorrer ao referido processo seletivo, observadas as vedações previstas no Edital do processo seletivo vigente.

O que é a nota de corte?

É a menor nota para ficar entre os selecionados em um grupo de preferência, com base no número de vagas e no total de candidatos inscritos no mesmo grupo de preferência. Possui caráter meramente informativo, sem garantia de pré-seleção no processo seletivo vigente, podendo ser consultada no sistema de inscrição FiesSeleção.

 


A emissão de boletos do FIES mudou!

Acesse https://sifesweb.caixa.gov.br e realize seu cadastro! É rápido, fácil e seguro!

O boleto estará disponível na opção CONTRATO FIES > CONTRATO > BOLETO(S) EM ABERTO.

A emissão de 2ª via de boletos está disponível, também, por meio da Central de atendimento 0800 726 8068 opção 8 – aguarde atendimento.

Que tal tornar sua experiência mais ágil e ficar livre de preocupações?

Abra uma conta na Caixa, opte pelo débito em conta do seu FIES e aproveite as vantagens disponíveis para os estudantes!

Acesse www.caixa.gov.br/universitario e saiba mais!